terça-feira, 12 de maio de 2009

Texto Livre

A droga na Adolescência

Com o passar do tempo o uso da droga tem-se tornado umas das principais causas da decadência da juventude. Desde a necessidade de serem aceites num grupo, aos problemas com os pais, inúmeras causas levam os jovens para o mundo da droga. Os jovens podem então cair nesse vício que dificilmente conseguirão, mais tarde abandonar completamente. Os adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contacto com as drogas. Ambiente, companhias erradas, tudo favorece o contacto e as primeiras experiências com as drogas. Nesta fase de vida, eles afirmam a sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoções contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas. Numa primeira fase, a frase mais usada é “quando quiser largo isto, não sou dependente”, mas o pior é que cada dia que passa a situação vai piorando e as doses aumentando mas a maneira de pensar continua a ser que quando quiserem largam o vicio até que chegam ao estado de total dependência.
Muitas vezes os pais não se apercebem o rumo que os seus filhos vão tomando, talvez por trabalharem tanto para que consigam dar aos filhos a conforto que não tiveram e acabam por cometer um grande erro. Os jovens chegam a gastar balúrdios só por uns miligramas diários. Rapazes e raparigas têm como única razão de viver a droga. Por vezes chegam a um estado de decadência que ficam apenas pele e osso. Não conseguem comer quase nada pois o estômago fica sensível.
Muitos morrem porque a mesma seringa é usada inúmeras vezes e por várias pessoas. Agora a causa de morte é outra: overdose. Existe jovens que chegam a roubar e até matar pela droga. O futuro destes jovens não é nenhum pois provavelmente irão viver na rua, tornando-se agressivos e não dão ouvidos a ninguém.

Sem comentários: