quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Isabel Allende


Isabel Allende Llona, nasceu em Lima, no Peru, a 2 de Agosto de 1942,e, é uma jornalista e escritora chilena actualmente radicada nos Estados Unidos da América. Trabalhou incansavelmente como jornalista e escritora desde os 17 anos.
Filha de Tomás Allende, funcionário diplomático e primo irmão de Salvador Allende, e de Francisca Llona. Isabel é considerada uma das principais revelações da literatura latino-americana da década de 80. Sua obra é marcada pela ditadura no Chile, implantada com o golpe militar que em 1973 derrubou o governo do primo de seu pai, o presidente Salvador Allende (1908-1973). Escreveu A casa dos espíritos (1982) e ganhou reconhecimento de público e crítica. A obra é filmada em 1993 por Bille August, com Jeremy Irons e Meryl Streep. Em 1995 lança o livro Paula.
Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas e constituem um caso ímpar de sucesso. Muitos deles já foram adoptados ao cinema, teatro, ópera e ballet, conferindo-lhe uma brilhante trajectória literária que com os anos não deixou de aumentar o seu prestígio. Na Difel estão plublicadas as suas obras Eva Luna, Contos de Eva Luna, De Amor e de Sombra, Plano Infinito, Paula, Afrodite, A Filha da Fortuna e Retrato a Sépia.
Actualmente reside nos Estados Unidos, onde casou com um americano, e onde vivem também os seus filhos e netos.

Sem comentários: